quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Fluminense 1 x 2 Corinthians. Complicou!


O jogo foi equilibrado e vencido pela equipe que aproveitou melhor as chances surgidas.

Era um jogo desenhado para a vitória daquele que abrisse o marcador, pois teria o contra-ataque à disposição pela obrigação do adversário partir para frente.

E o primeiro gol poderia ter sido nosso não fosse a oportunidade perdida por Deco aos oito minutos, quando depois de tabela perfeita com Conca, entrou na área e mesmo desequilibrado resolveu tentar o gol ao invés de passar para o lado, onde Washington estava completamente só à frente do gol.

Foi um castigo para o Washington, que havia mostrado a mesma individualidade cretina por ocasião do penalti contra o São Paulo e entre essas disputas de egos e vaidades o prejuízo maior acabou sendo do Fluminense.

O Tricolor ainda está na liderança do campeonato, uma liderança virtual apenas, pois bastará ao Corinthians um simples empate com o Vasco para alcançar a primeira colocação isolada.

No entanto, a derrota para o Corinthians não deve ser considerada catastrófica, foi apenas um resultado normal em se tratando de um clássico.

O que de fato merece uma reflexão profunda por parte do Muricy são as derrotas anteriores para Guarany e Atlético Goianiense, porque apesar do time não ter estado bem nas duas ocasiões, as derrotas foram causadas por falhas gritantes de nosso goleiro nos quatro gols dos adversários.

Fernando Henrique é sempre assim. Depois de períodos na reserva, parece que treina mais, não sei, e sempre volta agarrando tudo. Com a titularidade garantida, tem a tendência de "murchar" e fazer renascer a famosa "mão de alface" ou "de maionese", como preferem outros.

Seis pontos que ainda dariam uma boa vantagem sobre o Corinthians, mesmo com a derrota de ontem.

Rafael também não é confiável e Berna muito menos, mas vejo com bons olhos a substituição momentânea do FH como o primeiro passo para a redenção tricolor. Após frequentar o banco por alguns jogos, ele poderá voltar e surpreender fechando o gol. Até lá, apelaria para o Rafael.

Domingo teremos o Fla-Flu. Com Valência suspenso, temo pela escalação do Belletti. Mais uma falta boba na entrada da área e pode sair um gol do Pet.

A propósito, será que alguém já apresentou o Tartá ao nosso técnico?

Que os deuses do futebol iluminem a cabeça do Muricy para não perdermos a terceira seguida.

E não esqueçam, tricolores de coração, nas próximas eleições para a presidência do clube, procurem um candidato descompromissado com a Traffic... Para o bem do Fluminense.
.
FORA TRAFFIC! FORA TRAFFIC! FORA TRAFFIC! FORA TRAFFIC!

6 comentários:

Clint McGuinness disse...

Ah não, Muricy! De novo não! Será que o Fluminense vai repetir o papelão do Palmeiras no ano passado?
Textinho bacana sobre isso: http://www.canetada.com.br/2010/09/16/ah-nao-muricy-de-novo-nao/

Tricolor! disse...

Esse jogo confirmou uma impressão minha. Hélio, tenho quase convicção de que vc vai discordar com veemência. Vamos lá.

Assunto: Deco.

Prestei muita atenção em sua participação. Em média, a cada 10 bolas que chegam a ele:
- uma vira uma jogada bonita (não necessariamente eficiente);
- uma outra vira uma boa jogada;
- as outras 8 acabam em passes errados, devolvendo-se a bola para o adversário.

Isso é um bom desempenho? Uma ou duas jogadas que reprisam sempre nos melhores momentos e todo o resto das jogadas acabando ali?

Um detalhe é que ele não marca ninguém.

Sinceramente (não me xingue, Hélio) acho que um Diguinho da vida seria mais útil/eficiente do que ele. Explico: ao menos o Diguinho é combativo, marca, erra menos passes e de vez em quando dá uns chutes de fora da área.

Depois da entrada do Deco, comecei a achar o meio campo do Fluminense meio aguado, inconsistente, se você entende o que eu quero dizer.

Perdeu em combatividade, poder de marcação, e ganhou muito pouco na criação, se é que ganhou. O detalhe é que com a Unimed pagando a grana que tá pagando e com a ingerência indevida que exercem em todos os setores do clube, duvido que deixem o Muricy barrá-lo.

Aquele jogo contra o Vasco foi realmente um cartão de visitas do papel do Deco no elenco.

Posso tar até exagerando um pouco, ainda estou de mau humor e cabeça quente.

Saudações Tricolores!

Marcio Cardoso disse...

Alô Hélio e Pedro,

pois é, aconteceu o que eu temia mas já estava se desenhando com a pífia performance do time nas últimas rodadas: o Flu não depende mais só dele para ser campeão brasileiro. Na verdade, está sendo tão difícil de ganhar partida que até os meus cálculos de % de pontos que ainda podem ser perdidos foi para o espaço...

Precisamos ganhar pelo menos 10 partidas e mais 3 empates em 16 rodadas que restam para terminar com o mesmo aproveitamento (65%) que o Corinthians tem hoje. Vamos ser realistas e contar que vamos perder do Cruzeiro e Inter (ambos fora) e de mais alguém fora... então temos direito a empatar mais 3 jogos... e como tem sido sempre difícil ganhar clássico carioca acho que já vamos queimar cartucho lá no Engenhão mesmo...

É claro que o nivelamento no torneio pode fazer com que o % de pontos ganhos pelo campeão fique abaixo do nível atual, como aconteceu no ano passado, mas o que eu queria mostrar com os números acima é que tem que ser instalado um clima de "vencer ou vencer" nas Laranjeiras. Tá rolando uma complacência, inclusive eu li entrevista com o Murici depois do jogo dizendo que ainda não acendeu o alerta?! Como não?

Se tem uma hora importante para ganhar um Fla-Flu, é esta agora. Dá-lhe Flu!

Saudações tricolores!

Helio R.L. disse...

Caro Tricolor, vamos lá.

Concordo que o desempenho do Deco está muito abaixo do esperado, mas não considero que seja a sua presença a causa de tantos fracassos seguidos.

Veja bem, nos últimos 8 jogos, ganhamos 2, empatamos 3 e perdemos 3. Agora preste atenção em quem entregou o ouro.

Vasco. Diguinho deu de presente a bola para Carlos Alberto servir o Fagner para empatar. A partir daí o Vasco cresceu e complicou o jogo. Ainda bem que o Felipe fez lambança maior e o Julio Cesar empatou.

São Paulo _FH caçador de borboleta, falhou nos dois gols, na falta que o Rogério bateu e no do Fernandão. Aliás, de onde estava nas arquibancadas brancas, bem de frente para o lance, todos custaram a perceber que a bola tinha entrado, tão fácil seria a defesa. _Belletti, que fez a falta besta que redundou no gol do Rogério. _Muricy que escalou a mala do Belletti. _Washington, fominha e desequilibrado emocionalmente, que fez beicinho para o bater o pênalti e deu no que deu.

Palmeiras. _Muricy, ao tirar um atacante para colocar mais um zagueiro e que zagueiro, André Luiz. Com isso mandou um recado para o Felipão dizendo que estava morrendo de medo. E tem mais, ao tirar um atacante sacou o Emerson, único que poderia puxar um contra-ataque. Deixou o Washington em campo, que com sua pouca velocidade perdeu na corrida o contra-ataque que mataria o jogo e possibilitou o último chutão do Palmeiras, que acabou em gol.

Guarany. _FH. O time jogou muito mal, mas nosso mão de alface falhou nos dois gols.

AtléticoGoianiense. _FH,de novo duas falhas do mão de alface. _Belletti, a jogada do segundo gol começou com mais uma perda de bola dele, falha idêntica à ocorrida contra o Botafogo que originou o gol de empate.

Corinthians. _Deco. Aqui sim culpo o Deco. Era um jogo encardido e tudo indicava que quem fizesse o primeiro gol sairia vencedor. Deco teve a chance clara aos 8 minutos e resolveu chutar mesmo desequilibrado quando a única solução era passar para o Washington completamente desmarcado. _Muricy, que tentou reagir com o Marquinho ... meus sais.

Amigo, veja então que o problema não é o Deco. O super time vice da Libertadores tinha ao lado do Conca o Thiago Neves, que também não marcava ninguém. Só que tinha Thiago Silva que segurava a barra apesar do PerYgor, xodó do Renato. (A propósito, sabe que o Grêmio está tentando sua contratação junto ao Figueirense? Amor antigo, para não dizer outra coisa).

Problemas mesmo são os três zagueiros pesadões e ruins de bola, os volantes horríveis. Se os dois titulares não são bons, imagine os reservas, além dos goleiros, os três, fracos demais, além de Belletti, Marquinho, Julio Cesar e esse departamento médico incompetente que leva meses para recuperar qualquer tipo de contusão.

Quando o Emerson voltar e o Fred, se algum dia conseguir se livrar do chinelinho, vc vai ver que o time com dois meias habilidosos (Conca e Deco) vai deitar e rolar. Precisamos de um médico competente antes.

Saudações Tricolores.

Helio R.L. disse...

Caro Marcio,

A coisa realmente ficou preta, temos que ganhar não só Fla-Flu, como também do Atlético Mineiro, Vitória, osso duro e Avaí. Se conseguirmos a coisa ficará mais fácil, pois estou com pressentimento que o Cruzeiro não ganha do Botafogo. Quanto ao Corinthians não se preocupe com os seus 65% de aproveitamento porque ele ainda vai perder. Dureza vai ser ganhar esses quatro jogos sem o Emerson.

Abraços e saudações tricolores.

Tricolor! disse...

Concordo com quase tudo.

Só acho que o Thiago Neves na libertadores jogou muito mais bola que o Deco vem apresentando.

Nada contra usar 2 meias criativos. A questão é que eles têm que ser criativos. Abrir mão de poder de marcação pra colocar alguém que não cria é que não dá.