sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Fluminense 3 x 0 Boavista. Classificação burocrática.

.
Foi um jogo para esquecer. Facilitado pelas expulsões precoces de dois jogadores adversários, a equipe tricolor demonstrou mais uma vez seus pontos fracos.
.
O ataque sem Fred não funciona. É incrível como os demais atacantes conseguem perder gols facílimos.
.
Por paradoxal que seja, com onze contra nove o jogo foi mais difícil. A expulsão do Willians diminuiu a vantagem numérica e deu ao Boavista a sensação de que poderia empatar. O time de Bacaxá tentou imprimir alguns contra-ataques, todos bem anulados pela defesa tricolor. O Fluminense pode então aumentar a pressão sobre o adversário que já não se mantinha tão retrancado.
.
E de tanto tentar, mesmo que atabalhoadamente, sem nenhuma tática definida, ao final Thiaguinho, que havia entrado no intervalo no lugar de Mariano, conseguiu dois bons arremates e acrescentou mais dois gols àquele solitário do primeiro tempo, marcado por Conca cobrando penalti.
.
Preocupante a apresentação. Só serviu mesmo para dar à torcida a certeza de que o plantel é deficiente. Falta homogeneidade e quando Fred está ausente, o Fluminense se torna um time previsível e mediano.
.
É certo que Conca, Gum e Cássio fizeram boa partida, mas por melhor que possam estar não serão capazes de suplantar as equipes mais fortes. O recente Fla-Flu comprovou a tese.
.
O jogo, além de garantir a classificação, serviu para alguns ensinamentos. O primeiro deles foi à confirmação de que Willians não deve e não pode ser escalado como atacante. Não tem nenhum cacoete para a posição. Jogou mal, perdeu algumas oportunidades em que não conseguiu sequer arrematar com força, além de ser expulso por uma jogada bisonha e desnecessária. Confirmou a opinião desse blog quando de sua contratação, um verdadeiro "presente de grego" ofertado pela Traffic. Continuo com minha posição de que teria sido melhor manter o Tartá.
.
A barracão de Leandro Euzébio foi uma boa. Sua habilidade só o credencia para compor elenco e ser aproveitado apenas em casos extremos.
.
Por outro lado, Cássio jogou bem, mostrando firmeza em todas as jogadas. Necessita de mais observação face à inoperância do ataque adversário.
.
De resto, só a destacar o costumeiro bom desempenho do Conca e alguma qualidade mostrada pelo Bruno Veiga.
.
Com a classificação garantida e a quase certeza da segunda colocação no grupo, o jogo contra o Olaria perde totalmente seu significado. Se acontecer uma vitória ou uma derrota por diferença de quatro, cinco gols em nada será modificado o panorama das semifinais.
.
É por isso que espero que o Cuca tenha a “malandragem” necessária para descansar a equipe titular, principalmente aqueles que mais se tem desgastado como Conca, Alan, Gum, Cássio, Mariano, Diguinho e Everton.
.
Por que não aproveitar esse amistoso de luxo para dar ritmo de jogo a Digão, Equi González, Dieguinho e até mesmo Fernando Henrique? O fato, meus amigos, é que será inconcebível a presença de Conca, Gum, Cássio e Diguinho num jogo bobo a apenas três ou quatro dias da semifinal.
.
Torço para que o Cuca reflita bem sobre o assunto e decida não arriscar por coisa nenhuma.
.
E DÁ-LHE FLUZÃO!
.

3 comentários:

Lucia Torres disse...

Saudações Tricolores!

de fato, a defesa tricolor foi um dos pontos altos da partida, o que não é mais uma novidade. Assim, como não é novidade dizer que Conca (joga muito, heim) e Diguinho (cada vez melhor)se apresentaram bem e fizeram boa partida. Não é mais novidade também que, ao chegar na Grande Área adversária, o time já não sabe mais o que fazer; então perde o tempo do chute e, fiz questão de contar, que em três investidas seguidas, perderam a bola no mesmíssimo canto esquerdo do goleiro do Boa Vista! Para sorte tricolor, L.Guerreiro e Tony também não estavam lá nos seus melhores dias e também perderam oportunidades nos vários contra ataques armados. A contradição segue: o nome do jogo foi Thiaguinho(sim, decidiu a partida e colocou 2 bolas lá dentro) depois de já ter errado muito!
Parece haver um problema pendente de solução: tudo bem que a torcida não saiba, com antecedência, quem jogará com Alan...Mas não seria interessante o próprio saber? Aliás, por onde andou Alan no jogo contra o Boa Vista?
Desabafos Tricolores e seguimos confiantes,
Lucia Torres
Rio de Janeiro

Helio R.L. disse...

Olá Lucia, seja benvinda.

Ótima a sua análise. É por causa dos mistérios, citados por vc, que não acredito muito no Cuca. Quando ele mete uma ideia na cabeça, ninguém consegue demovê-lo. Veja o caso do Tartá, que foi preterido em favor de Willians e Fábio Neves, coisa de louco.

Também não gosto da mania de recuar quando está em vantagem. Foi assim que perdeu três decisões para o Flamengo, quando técnico do Botafogo e nesse último Fla-Flu conseguiu dar aquele vexame.

Quanto à falta de pontaria dos atacantes, acho que o problema vem lá de trás, dos campos de Xerém, onde ninguém aprende a chutar. Revelamos bons meias,laterais, zagueiros e volantes e quase nenhum atacante.

Saudações Tricolores.

Blog do Vascão disse...

Os quatro grandes estaram nas semi-finais, que vença o mais preparado.

Abraço
Jeferson