quinta-feira, 12 de março de 2009

Fluminense 2 x 1 Volta Redonda. Vamos melhorar!


.

Não foi uma apresentação dos sonhos, discreta até. Mas valeu pelos três pontos e os 100% de aproveitamento. Em comparação com a Taça Guanabara, a melhora foi sensível, pois nas duas primeiras rodadas daquela competição a equipe só conseguiu um mísero ponto, mesmo jogando contra adversários mais fracos.
.
Com o decorrer dos treinamentos, Parreira achará a formação ideal e se for com um volante só, como apregoou em sua apresentação, melhor ainda.
.
O jogo já foi sobejamente dissecado pela mídia escrita e televisiva, de modo que dessa vez, vou me ater apenas às declarações do próprio treinador.
.
"E agora fica mais fácil trabalhar em cima dos erros cometidos depois de uma vitória. É muito bom estrear vencendo"”.
"Sofremos um gol de bola parada. Júnior Baiano é difícil de ser marcado, tem bom tempo de bola. Se fosse para tomar gol, não poderia ser dele porque sabemos as suas características".
.
Aqui vai uma dica, amigo Parreira. Desde há muito tempo o Fluminense vem tomando gols de bola parada, principalmente em escanteios, por deficiência de posicionamento da defesa. O problema de ontem não foi o Junior Baiano e sim os zagueiros pularem de costas para o ataque e ficarem sem a mínima noção do que virá por trás. No jogo de ontem, aconteceu duas vezes, na primeira, tomamos o gol e na segunda Fernando Henrique espalmou para escanteio. Contra o Botafogo na semifinal da Taça GB foi a mesma coisa, Edcarlos só sentiu a presença do Fahel na hora da cabeçada certeira. Aliás, já está mais do que na hora de ser dada uma oportunidade ao Cássio.
.
"Romeu não estava jogando como volante. O seu posicionamento dentro de campo era praticamente o de um meia. Temos esta opção. Mas vamos testar outras formações e observar muitos outros jogadores".
.
Romeu não ó o homem para essa função. Acompanho-o desde os juniores. No máximo pode jogar no lugar do Fabinho. Na partida de ontem, esteve perdido em campo. Não conseguiu dar continuidade às jogadas e algumas vezes, desarmado facilmente, propiciou contra-ataques perigosos. Se for mantido aí, vai ter que treinar umas dezoito horas por dia.
.
"Temos bons jogadores. Um grupo jovem, com tempero ideal. Agora falta a química e o entrosamento".
.
O elenco tem bons jogadores e alguns craques, tem também cabeças de bagre, contratados no desespero, por influência de empresários ou até mesmo com base em estatísticas. Não há necessidade de citá-los, a torcida os conhece bem e em pouco tempo um treinador do nível do Parreira os identificará facilmente.
.
----------------------------------------------------------------------------------
.
Agora que Diretoria (por ora merecendo receber novamente o D maiúsculo) e Unimed finalmente fizeram contratações acertadas, posso falar sem medo de alguma forma contribuir para a volta do "boleiro falastrão" que foi ele quem teve o mérito de saber posicionar corretamente os melhores armadores que atuam no Brasil.
.
Conca e Thiago Neves se consagraram na Copa Libertadores, reconhecidos unanimemente pela mídia e até pelo técnico do genérico paulista, que tentou por todas as formas sua contratação. Conca se posicionava mais atrás e armava as jogadas a partir da intermediária, enquanto Thiago dava continuidade do meio campo para frente.
.
A bem da verdade havia o Cícero para completar o tripé, que funcionou às mil maravilhas. Atualmente, o Fluminense não possui jogador do mesmo nível. Se o Tinga realmente vier, o problema fica solucionado.
.
O fato marcante, entretanto, é que não se sabe por que cargas d’água o time passou a fazer as saídas de bola com o Fabinho. Aí é dose para elefante. Tenho a certeza absoluta de que cedo o Parreira enxergará essa aberração e também outras inventadas após contratações equivocadas, como a de Roger, por exemplo, hoje finalmente relegada a plano secundário com a chegada do Fred.
.
Para resumir bem o pensamento da torcida tricolor, permito-me reproduzir a seguir as observações do amigo Denilson, publicadas no Blog do Torcedor Tricolor, de João Marcelo Garcez.
.

QUEM TEM que ARMAR o JOGO no FLU? (Denilson in “Blog do Torcedor Tricolor”, de João Marcelo Garcez)

.
"O FLU tem os dois melhores meias-armadores do Brasil — CONCA e THIAGO NEVES – sendo que THIAGO NEVES do meio pra frente e CONCA armando as jogadas a partir da intermediária do FLU, inclusive buscando a saída da bola junto aos zagueiros, distribuindo e se posicionando pra chutar a gol de meia distância.

.

Pelo menos foi assim que ambos jogaram durante a Libertadores do ano passado e se consagraram como grandes jogadores, até porque CONCA tem muito mais noção de marcação do que THIAGO NEVES que é apenas “cercador”.

.

O que vemos este ano? Vemos FABINHO recebendo as bolas dos zagueiros tricolores e distribuindo aqueles passezinhos curtinhos (como ele) de um ladinho para o outro ladinho, enquanto CONCA se posiciona mais à frente, entre os marcadores adversários, quase de costas para eles, o que facilita a sua marcação.
.

Isso tem sido ainda mais fácil de perceber porque TODOS os times que o FLU enfrentou este ano se posicionaram na defesa, com os onze jogadores no seu próprio campo (inclusive vascuzim e foguim) e, PROPOSITALMENTE, deixam FABINHO livre para receber a bola e ser o jogador (eu disse jogador? oh, céus!) que pode armar as jogadas.

.

Vejam ilustres Tricolores, que não há a menor chance de um negócio desses dar certo, ainda mais quando o jogador que o adversário deixa livre para "armar" é o FABINHO TRASTE, aquele que não sabe chutar, nem passar a bola, não consegue correr, não sabe cabecear e sequer marcar, pois em todas as bolas que disputa faz a falta.

.
Portanto, é recomendável que CONCA atue mais recuado pra vir buscar essa primeira bola e ser o responsável pela saída de jogo, pela armação e distribuição dessa PRIMEIRA BOLA, é claro que o cabeça-de-área, então e nessa hora, deverá se projetar entre os jogadores de meio campo do adversário para chamar a marcação pra si e tentar deixar o CONCA o mais à vontade possível pra jogar e fazer a armação das primeiras jogadas e executar a saída de bola do FLU com qualidade.

.
É evidente, porém, que o cabeça-de-área precisa ser um jogador com alguma qualidade técnica e domínio de bola para que possa merecer a marcação do adversário, mas precisará, também, ter velocidade e explosão para o caso de a bola vir a ser tomada pelo adversário. Significa dizer que esse jogador não pode e não deve ser FABINHO ou JAILTON. Na minha opinião, esse jogador tem que ser DIGUINHO.

.

Já o THIAGO NEVES deve ser o ALVO PREFERENCIAL dos passes do CONCA, pois THIAGO é aquele segundo armador, responsável por dar prosseguimento às jogadas então iniciadas pelo CONCA (primeiro armador) THIAGO é o cara que, normalmente, deverá dar o passe final para a finalização ou mesmo ser o finalizador.

.
Confio que, em pouco tempo, PARREIRA vai resolver o problema".

.
------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO GALERA TRICOLOR!
.
TODOS AO MARACANÃ NO PRÓXIMO DOMINGO PRESTIGIAR A ESTREIA DO FRED.
.
VAMOS MOSTRAR A PUJANÇA DO FLUMINENSE, FUTURO CAMPEÃO CARIOCA E DA COPA DO BRASIL 2009.
.
DÁÁÁÁÁ-LHE FLUZÃO!
.
.
-------------------------------------------------------------------------------
.
FRED SENTE A VIRILHA

Em meio à euforia tricolor, uma notícia preocupante. No treinamento dessa quinta-feira, Fred queixou-se de dores na virilha. Submetido a uma ressonância magnética, o exame apontou uma pequena lesão. O médico Michael Simoni ainda não descartou a presença de Fred no jogo de domingo, preferindo aguardar a evolução nos próximos dias.
.
Torçamos para a recuperação e a estreia no próximo domingo. Se não der, bola pra frente. Será melhor curá-lo de vez do que forçar a barra e agravar a contusão.
.
.

Nenhum comentário: