quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Fluminense 2 x 1 Figueirense. O bom filho à casa torna!



Futebol é um esporte e não uma ciência exata. Que nos digam os “matemáticos” que insistem em fazer prognósticos teóricos que quase sempre se transformam em rotundos fracassos.

Entretanto, embora seja impossível prever os resultados de uma partida, não é tão difícil avaliar a priori se determinada equipe apresentará um estilo de jogo vistoso e eficaz.

Basta apenas os “professores” pararem de inventar e planejar equipes dotadas das melhores peças disponíveis em seu elenco.

Nos últimos anos, nosso Tricolor tem sofrido com as invencionices de seus treinadores e até mesmo nas campanhas em que títulos importantes são conquistados os torcedores deixam os estádios estressados.

Enderson, que havia começado bem, teve também o seu momento de professor pardal, chegando a escalar três volantes num mesmo jogo.

A postura da equipe contra o Figueirense deu uma sinalização clara que sua crise obtusa pode ter passado.

O time teve mais posse de bola, deu mais chutes a gol e só não fez mais graças ao goleiro adversário.

A rigor, Klever foi um espectador privilegiado, não fez uma defesa sequer e só foi vazado pelo ao pênalti bobo cometido pelo Marlon.

Enderson também tem a seu crédito o resgate de jovens promessas forjadas em Xerém: Gustavo Scarpa, Marcos Junior e Higor.

Espero que esteja observando outros como Eduardo e Biro Biro, que hoje brilham no Bahia e na Ponte Preta e outros perdidos por aí sem notícias atuais.

Tem a seu favor também o retorno do Cícero, que com a sequência de atuações poderá apresentar toda a plenitude de seu futebol.

Cícero é daqueles atletas indispensáveis em qualquer elenco, tanto assim que vários clubes estavam interessados em sua contratação.
Rala Mulambada!

A mídia mulamba, mau caráter e esperta, avaliando que o reforço faria o Fluminense mais forte tentou de tudo para evitar a volta do craque.

Chegou a utilizar subterfúgios pouco éticos ao divulgar inverdades sobre a rejeição ao Cícero por parte do elenco atual.

Pois bem, dessa vez Enderson marcou um gol de placa e começa a colher os frutos de ter uma equipe mais organizada em campo e que, se Deus quiser, jamais voltará a jogar com três volantes de habilidades limitadas.

A atuação de Cícero foi de encher os olhos. Esteve presente em quase todo o campo,

Fez um gol de puro oportunismo e precisão, mostrando que é bom nas cabeçadas, deu um passe mágico para Fred desempatar e só não marcou novamente graças a um milagre de Alex Muralha.

Em suma, para desespero da mulambada foi o nome do jogo.

A atuação consistente colocou novamente o Fluminense no G-4.

Creio, porém, que mantendo essa pegada o Fluminense pode alcançar mais. Jogar a Libertadores não deixa de ser uma situação invejável, mas para nós tricolores, acostumados a conquistas importantes, mirar apenas a classificação para qualquer torneio, por mais importante que ele seja é pouco, muito pouco.

No universo atual do futebol brasileiro, o Fluminense tem time para pleitear algo mais grandioso e nesse cenário o penta é perfeitamente factível.

É verdade que a dificuldade maior, não só para os tricolores como também para todos os demais postulantes ao título, está atrelada às interpretações fajutas da arbitragem sempre favoráveis ao Corinthians, como o incrível gol anulado do Avaí nessa última rodada.

Mesmo assim, mantendo o foco e não deixando cair a garra tricolor, ainda dá para acreditar em algo melhor.


E DÁ-LHE FLUZÃO!  


DETALHES:

CAMPEONATO BRASILEIRO – 19ª RODADA

Fluminense 2 x 1 Figueirense

Local: Estádio Mario Filho, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ; Data: 16/08/2015
Árbitro: Diego Almeida Real (RS)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e José Eduardo Calza (RS)
Gols: Clayton 0-1 (40'/1ºT), Cícero (3'/2ºT) e Fred (19'/2ºT)
Cartão amarelo: Marlon

Fluminense:: Kléver, Wellington Silva, Gum, Marlon e Gustavo Scarpa; Edson, Jean, Cícero, Ronaldinho Gaúcho (Higor, 35'/2ºT);  Osvaldo (Wellington Paulista, intervalo) e Fred (Lucas Gomes, 32'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.

Figueirense: Alex Muralha, Leandro Silva, Thiago Heleno, Saimon e Cereceda; Dener, Fabinho (Marcão, 35'/2ºT), João Vitor e Rafael Bastos (Celsinho, 25'/2ºT); Clayton e Alemão (Dudu, 3'/2ºT). Técnico: Hudson Coutinho.


Nenhum comentário: