sábado, 11 de julho de 2015

Fluminense 1 x 0 Cruzeiro. Nota dez para Enderson!

Gustavo Scarpa, de desprezado a herói da noite.

Ainda que a primeira etapa apresentasse equilíbrio de ações, coube ao Fluminense as melhores oportunidades de gol, em especial a cabeçada de Gum na trave.

Já no segundo tempo o Tricolor sobrou e sequer permitiu ao Cruzeiro um único arremate à meta de Cavalieri.

Três chances claras perdidas, uma com Gerson e duas com Marcos Junior, além do milagre de Fábio na cabeçada à queima roupa de Fred dão a dimensão do domínio tricolor.

O magro resultado foi fruto do bom sistema de marcação utilizado pelos mineiros, mas como o próprio Enderson declarou, não espelhou nem de longe a supremacia tricolor.

O abandono da formação com três volantes foi um alívio para os olhos e corações tricolores que há muito sofrem com essas táticas defensivas e ineficazes.

Desde os tempos de Renato Gaúcho, que cismava em manter a titularidade do Ygor em detrimento de Dodô; Abel Braga que, dentre outras, teve a ousadia de substituir Wellington Nem por Diguinho num jogo em que o Figueirense perdia por 2 a 0 e de completamente dominado acabou empatando em apenas dez minutos de blitz, além da insanidade do Drubscky no recente jogo contra o Atlético Mineiro.

A formação com dois meias de origem mostrou mais uma vez ser a melhor alternativa para o Tricolor e o maior aproveitamento das revelações da base deu à equipe o tempero especial há muito distante das Laranjeiras.

Mas, apesar de tanto domínio, o gol só saiu perto do fim numa cobrança de falta ensaiada em que Jean rolou para Gustavo Scarpa acertar uma bomba santa no canto direito sem chance para o bom goleiro cruzeirense.

E que beleza o desempenho do Scarpa, mostrando com tranquilidade toda a sua habilidade tanto nos passes como nos arremates, sem dúvida o melhor em campo.



E essa é a razão principal de Enderson ter merecido a nota dez: o resgate das jovens promessas, como o próprio Scarpa, Marcos Junior, Higor e muitas outras descartadas pelos treineiros que comandaram o time nas últimas temporadas.


Ao final do campeonato o time estará no G-4, será campeão?

Cedo ainda para afirmar. A base é muito jovem e poderá sofrer oscilações.

Agora, porém, a Torcida tem a possibilidade de sonhar com um futuro mais promissor.


E DÁ-LHE FLUZÃO, RUMO AO PENTA!


DETALHES:

CAMPEONATO BRASILEIRO – 12ª RODADA

Fluminense 1 x 0 Cruzeiro

Local: Estádio Mario Filho, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ; Data: 0/07/2015
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
Gol: Gustavo Scarpa, aos 28' da etapa final
Cartão Amarelo: Fred

Fluminense: Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Antonio Carlos e Victor Oliveira (Renato, 36’/2ºT); Pierre (Rafinha, 32’/2ºT), Jean (Marlon, 42’/2ºT), Gustavo Scarpa e Gerson; Marcos Júnior e Fred. Técnico: Enderson Moreira

Cruzeiro: Fabio; Mayke (Ceará, 9’/2ºT), Manoel, Paulo André e Fabrício; Willians, Henrique, Marcus Vinícius (Marinho, intervalo) e Arrascaeta; Willian (Charles, 17’/2ºT) e Leandro Damião. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Nenhum comentário: