segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Palmeiras 1 x 2 Fluminense. A quatro pontos dos líderes.


Com Fred em forma o sonho do tetra é possível.    (foto: Terra / Fernando Borges)

A vitória sobre o Palmeiras na capital paulista demonstra que o Fluminense está vivo na luta pelo tetra.
.
Apesar do início arrasador, que colocou os defensores palmeirenses em polvorosa, as inúmeras oportunidades perdidas contribuíram para o sufoco que o time sofreu em boa parte do segundo tempo.
.
Pelo que o time jogou, a partida poderia ter sido liquidada antes do intervalo.
.
Ainda bem que, a cada jogo, Fred vai readquirindo a sua velha forma e o “faro” inigualável para as redes.
.
A presença de Deco acrescentou a qualidade do passe que faltava e o domínio do meio de campo tornou a defesa menos exposta, tanto que não cometeu nenhuma falta frontal nas imediações da área.
.
Mariano e Carlinhos também se apresentaram bem. O centro da esquerda para o primeiro gol de Fred foi milimétrico e se Mariano tivesse acertado o último passe, após receber um “bolão” do Deco, certamente Fred teria marcado mais um.
.
As coisas só começaram a se complicar depois da contusão do “Luso” aos 12 minutos da etapa final, porque foi nessa hora que uma vez mais Abel foi infeliz na substituição.
.
Ao optar por Diogo, que anda longe de estar em forma, chamou o Palmeiras para cima.
.
Quatro minutos mais tarde, ao perceber que Marquinho já se arrastava em campo, cometeu outro equívoco recorrente ao substituí-lo por Martinuccio, voltando àquele esquema ineficaz com três atacantes sem alguém com um mínimo de habilidade para municiá-los.
.
O Palmeiras passou a dominar as ações até conseguir o empate aos 27 minutos.
.
É verdade que na jogada do penalti nem falta houve. Todas as imagens comprovaram que Martinuccio sequer tocou em Luan, que se jogou na área e o juiz caiu na cilada.
.
Só depois do empate, aos 27, Abel percebeu o erro e promoveu a entrada de Lanzini no lugar de Sobis, que ainda não está preparado para jogar uma partida completa.
.
Nessa hora o time voltou a se acertar e passou a ter novas oportunidades de gol, até que  o oportunismo de Martinuccio foi coroado, quando ele avançou pelo lado esquerdo e aproveitando um chutão de Marcio Rosário, centrou com precisão para Fred desempatar.
.
A vitória manteve acesa a chama do tetracampeonato, pois como diz o nosso hino: “quem espera sempre alcança”.
.
O sonho continua, mas para consegui-lo será necessário desempenho quase idêntico ao obtido nas oito últimas rodadas do campeonato de 2009, ou seja, seis vitórias e dois empates.
.
Os atuais líderes apresentam até agora aproveitamento de 60%, ou seja, 54 pontos em 90 disputados. Se pelo menos um deles mantiver o mesmo rendimento totalizará 69 pontos. O Botafogo também chegará aos mesmos 69 pontos mantendo o desempenho e o Flamengo terá que melhorar o rendimento para chegar lá.
.
Para obter pontuação idêntica, o Fluminense terá que vencer seis e empatar um dos oito jogos, a menos que os adversários caiam de produção. Tarefa dificílima, mas não impossível para o Time  de Guerreiros.
.
Para isso, entretanto, Abel tem que passar do discurso à ação. De nada adianta condenar posturas defensivas quando coloca em campo equipes recheadas de volantes sem habilidade para conduzir a bola ou acertar passes.
.
Ao final do jogo com o Palmeiras, declarou: “- Nada justifica a maneira como encolhemos no segundo tempo. O Palmeiras está em um momento delicado e o chamamos para o nosso campo. Pagamos o preço do recuo com o gol sofrido. Não adianta entrar em campo atrás, fechado. Não estou preocupado em empatar, quero ganhar”.
.
Esqueceu-se o bom técnico que foi ele mesmo quem acovardou o time com suas injustificadas substituições e que em todas as vezes que escalou um monte de cabeças de área não conseguiu vencer. O caso mais patético aconteceu em Curitiba contra o Atlético-PR, quando escalou quatro volantes inócuos em termos de ataque.
.
O próximo jogo deverá ser um dos mais difíceis. Com as ausências de Fred e Marquinho e as dúvidas sobre as presenças de Deco e Rafael Moura, o Fluminense corre o perigo de seu técnico voltar a escalar uma equipe repleta de cabeças de área e nesse caso será quase impossível marcar, porque o desesperado Atlético Mineiro deverá vir todo entrincheirado atrás, esperando uma falha para tentar o gol.
.
Já foi assim no turno, quando mesmo jogando em Minas Gerais, a postura atleticana exageradamente defensiva o irritou de tal modo, que surpreso com o fato, esbravejou: Sabíamos que seria difícil pela pressão que o Atlético vivia, mas não se vê um time em casa com dez jogadores atrás da linha da bola. Isso nos atrapalhou muito".
.
Espero que Abel aprenda essas lições e coloque o Lanzini no lugar do suspenso Marquinho e que se o Deco não se recuperar a tempo que tente o Souza, porque se entrar em campo com mais de dois volantes será impossível vencer.
.
Que João de Deus ilumine suas ideias.
.
.
E DÁ-LHE FLUZÃO! 
.

Um comentário:

Pedro L. disse...

O jogo de domingo começou fácil. O primeiro tempo foi todo do Flu, que perdeu pelo menos mais duas chances reais de gol nos primeiros 45 minutos.

A coisa começou a complicar quando o Deco sentiu e pediu para sair. Não entendi até agora pq o Abel colocou o Diogo ao invés do Lanzini no lugar do Deco.

Ou seja, ficaram 3 volantes: Diogo, Valencia e Fernando Bob, permanecendo somente o esforçado, porém limitado Marquinho, na criação do meio de campo.

Depois desta mexida o Palmeiras cresceu e começou a pressionar o Flu. Alguns minutos depois, quando o Marquinho cansou e pediu para sair.. a coisa desandou de vez.

Apesar de somente o juiz ter enxergado aquele penalti, o gol de empate do Palmeiras parecia ser apenas uma questão de tempo. E não deu outra....

Porém, quando tudo parecia se caminhar para um empate com garfo do juiz..se fez a justiça.

O gol aos 42 minutos do segundo tempo cravou o placar em 2x1 para o Flu e reestabeleceu a justiça do jogo.

Além do artilheiro Fred, (pena q levou o 3o cartão) destaco tb as atuações do Diego Cavalieri, Carlinhos (que correu muito) e Martinuccio que entrou no final para arrancar a jogada e o cruzamento para o Fred q resultou no segundo gol.

Saudaçõess Tricoloes!