segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Fluminense 2 x 2 São Paulo. Não era o dia!

Ontem decididamente não era o dia. Uma série de equívocos acabou por fazer com que o Fluminense perdesse dois pontos daqueles que não se pode perder.

A bem da verdade o problema começou a se desenhar na quarta-feira, quando o Emerson levou aquele cartão bobo contra o Goiás quando o Fluminense já vencia por 2 a 0.

A situação piorou quando Muricy resolveu escalar o time com apenas um atacante.

A princípio a ideia não assustou, talvez porque tenha sido ensaiada em Goiânia com a entrada do Marquinho no lugar do suspenso Emerson.

Terrificou mesmo quando o placar do Maracanã anunciou a escalação do Belletti. Na parte das arquibancadas brancas onde me encontrava o ceticismo foi geral. Baixou o astral da galera, ciente de que o atleta ainda não reúne a mínima condição física para enfrentar um jogo no Maracanã e que provavelmente poderia fazer outra lambança como já havia feito no jogo contra o Botafogo.

E bastaram pouco mais de vinte minutos para Belletti começar a se arrastar em campo, até fazer a falta na entrada da área bem ao estilo para Rogério Ceni empatar.

Mas como desgraça pouca é bobagem, logo depois Fernando Henrique saiu do gol como se estivesse caçando borboleta e fez ressurgir a famigerada “mão de alface”.

Depois do jogo tentou se justificar dizendo que é “melhor falhar tentando do que se omitir” ou algo parecido, mas o fato é que a bola estava muito mais pra ele do que para o Fernandão. Falha grosseira e inadmissível para goleiro de time que pretende ser campeão.

No intervalo, Muricy desfez a lambança na escalação substituindo Belletti por Rodriguinho e o que se viu foi um jogo completamente diferente. O Fluminense passou a encurralar o São Paulo e após desperdiçar algumas chances, conseguiu o empate e um penalti.

Aí a casa caiu de novo. A atitude do Washington ao colocar a bola debaixo do braço, como aqueles meninos donos das bolas que se escalam em todas as peladas do bairro, mostrou uma vez mais toda a sua soberba, do mesmo modo que já tinha mostrado contra o Botafogo numa semifinal de estadual.

Apesar da decepção, ouvi alguém falar: “só perde quem bate”, a quem respondi “só devia bater quem sabe”.

Surpreendeu-me a declaração do Muricy ao dizer que pelos treinamentos os batedores são Washington e Conca. No momento, aí entra a confiança. O Washington estava confiante e resolveu bater. (sic).
.
Ora, o Conca também estava confiante, tanto que todos no estádio viram que ele tentou pegar a bola. Muricy só esqueceu de dizer que quando a confiança fosse mútua deveria bater quem tem mais classe.
.
O mais intrigante é que Muricy afeito a frases de efeito, esqueceu da máxima do Didi: "treino é treino, jogo é jogo".
.
Embora o treinamento seja indispensável, nas cobranças de penaltis decisivos é imprescindível que o atleta possua equilíbrio emocional, atributo que em ocasiões passadas o Washington já havia demonstrado não possuir, como nos jogos contra a LDU e Botafogo, citado anteriormente.
.
E como o próprio Muricy não se cansa de dizer "a bola pune" e dessa vez puniu mesmo.
.
O treinador também evitou criticar Belletti: _ "Não falo sobre ninguém individualmente. Pode ser que eu tenha errado na escalação, mas não o jogador”.
.
É isso, caro Muricy, os atletas não tem culpa, quem escala é você e dessa vez você errou feio, mas tem crédito, muito crédito.

E numa tarde de muitas lambanças o fato do time sair de campo sem ser derrotado é um bom augúrio de que com Muricy o título será do Fluminense.
.
E DÁ-LHE FLUZÃO!

3 comentários:

Marcio Cardoso disse...

Alô grande Hélio,

jogo complicado este contra o SP. Washington batendo penalti não dá e isso ja deveria ter sido decidido depois daquela péssima cobrança contra LDU. O cara não tem categoria para isso.

Outra que eu li na coluna do RMP, que agora está dando um monte de espaço ao Flu até porque as notícias da Gávea este ano, passando da tragédia sinistra ao marasmo de um time medíocre, não tão com nada. Pois bem, ele falou qie já tá rolando aquela ajudazinha do Clube dos 13ao "Timão", inclusive fechando o Maracanã mais cedo durante o campeonato. vem aqui, quando é que isso vai acontecer? Estou planajando ir ao Rio em novembro e já estava contando com uma grande festa no Flu x Goiás. Quando é que fecham o (ex) maior do mundo, e cada vez mais a casa da massa tricolor?

Helio R.L. disse...

Marcio,

A ajuda ao Corinthians não é de agora. Na vitória de 1 x 0 sobre o Flu, na 3ª rodada, uma quadrilha chefiada pelo Gaciba anulou dois gols sob a alegação de impedimento, num deles o Rodriguinho estava a mais de dois metros atrás do zagueiro.

Não assisti ao jogo do Corinthians no domingo, estava no Maraca, mas a maioria dos cronistas, inclusive o Juca Kfouri corintiano assumido, diz que não foi marcado um penalti claro a favor do Vitória.

Quanto ao Maracanã, apesar dos engenheiros responsáveis pela obra terem decidido mantê-lo aberto por mais dois meses, o Ricardo Teixeira resolveu fechá-lo a partir de domingo.

Os dirigentes do Flu estão tentando reverter, mas acho difícil.

É chato porque o clube vai perder renda. Quanto ao campeonato, esses caras esquecem que o Fluzão de hoje encara e ganha todo mundo fora de casa, o que o Corinthians não consegue fazer.

Em minha opinião, só perdemos esse campeonato se a CBF escalar trios de arbitragens safados, porque na bola não dá pra ninguém.

Bem, é preciso também que o Muricy não insista com o Belletti e o Ferd volte logo, porque o e Washington com seu ego "grande" não consegue pensar na equipe.

Abraços.

Rui Bahute disse...

bom blog! gostava de saber se gostaria de colocar o meu blog na sua lista?

Abraço