domingo, 25 de maio de 2008

A grande diferença entre fidalguia e rivalidade burra.

Recebi de um tricolor ilustre, o Alexandre Magno Barreto, a mensagem deixada por um torcedor do São Paulo, após mais uma noite de pura magia no Maracanã.

Do mesmo modo que o rubro-negro que acompanhava a filha tricolor, pela primeira vez no Maracanã, naquela noite não menos épica contra o Arsenal, da Argentina, o caro paulista se emocionou com a força de nossa equipe e a empatia contagiante com a torcida mais charmosa do Brasil.

O texto contém tanta sinceridade, que não poderia deixar de reproduzi-lo neste site, omitindo, por questões óbvias, a identidade do autor. Vale a pena conferir.
.

"Olha, eu estou aqui no Maracanã. Acabei de ver o meu Tricolor perder para o outro Tricolor, estou obviamente triste e não quero escrever nada agora.

.
Só quero registrar que vi um jogo épico, um time que vai ficar pra história por esta simples classificação, contra outro time de altíssimo nível que perdeu pro futebol, pro acaso, pra competència, pro matador, pro Renato ousado e pra uma torcida que, confesso, me deixou muito impressionado. Não pelo número, mas pela fé.
.
Eu nunca vou esquecer o que vi aqui. Nem pelo choro que não contive no final do jogo, quando vi alguns dos caras que eu vejo treinar todo dia sentados no gramado, e quando entrei na cabine para colocar a manchete na Estação Tricolor.
.
Pior: Eu vi o último gol dentro da torcida do Flu, porque fui fumar.
.
E o que era pra ser mais dolorido se tornou um anestésico. Eu senti ali dentro a emoção e a alegria deles, e, juro por Deus, me dói dizer isso, mas eles mereciam.
.
Como torcedor saio daqui frustrado, magoado, arrasado. Não vou dormir, tenho certeza. Pra se ter idéia do quanto doeu pro time, eu to on-line com o Alex Silva e ele me conta que 80% do time tá acordado, pensando, mudo. Ele me disse a seguinte frase: "Foi o pior dia da minha vida".
.
Da minha não foi, porque conheci um Maracanã que eu nem sonhava ser tão lindo. Entrei no gramado, vi ídolos... enfim, coisa de apaixonado por futebol.
.
Mas, caros tricolores...
.
Parabéns pra alguns, e calma pra outros.
.
O mundo não acaba por uma derrota. Mas também não gira se continuarem com a tese do "perdemos pra nós mesmos".
.
Hoje não! Perdemos, mas perdemos pra um Fluminense forte, guerreiro e que mereceu passar de fase.
.
Ninguém faz 3 gols no São Paulo. E quando faz, merece passar”.
.
Abs.
.


É pena que a maior parte dos freqüentadores dos estádios ainda esteja na “idade da pedra”. Seria bem melhor que a maioria fosse como esse nobre paulistano.
.
Que venha o Boca!
.
.--------------------------------------------------
.
.
Hoje não será aberto espaço para o Campeonato Brasileiro. A torcida tricolor merece continuar comemorando a classificação heróica, sem se preocupar com o meio-campo dantesco.
.
Apenas um alerta para a Diretoria e o Branco. O Brasileirão é longo, não basta ter uma equipe forte. Há que se ter um elenco dotado de jogadores que possam substituir os titulares em suas eventuais ausências.
.
O Fluminense não tem esse elenco. Seus reservas são de dar dó e a continuar assim, corre sério risco de perder uma boa safra de Xerém.
.
A torcida tricolor espera que Diretoria, Renato, Branco e patrocinador reflitam sobre esse fato.

4 comentários:

Anônimo disse...

que bom seria se todo brasileiro fosse tão civilizado qto esse torcerdor do tricolor genérico...

Helio R.L. disse...

É isso aí, Carolina. Em homenagem a esse torcedor,vou evitar tratar o São Paulo como genérico. Pelo menos por um tempo.
Saudações Tricolores

Anônimo disse...

quero ver por quanto tempo! hehehe
bjos

Anônimo disse...

Puxa, mas genérico é uma denominação tão perfeita...

E que jogaço hoje, hein?

O TN me surpreendeu... Perdeu algumas bolas bobas, mas foram poucas e novamente demonstrou raça.

Temos de reconhecer uma coisa: o Riquelme impressiona. É bonito ver um jogador assim jogar.

No Maraca, temos de apertar mais a marcação em cima dele!

Gostei de ver o Fluzão: jogou com personalidade e maturidade.

Passou por uns momentos de sufoco, mas, no cômputo geral, foi uma belíssima atuação com um excelente resultado.

É jogar com tranqüilidade no Maracanã, sem afobação, e ficar com a vaga!

Saudações Tricolores!