quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

É hora de trabalhar em prol do penta!

Por que não?

Peter precisa mais do que nunca mostrar inteligência e criatividade.

E, sobretudo, arrefecer a vaidade desmedida que tem caracterizado suas ações desde que assumiu a presidência.

Embora procure colocar panos quentes nesse momento complicado, todos os que têm acompanhado a parceria ao longo desses últimos quatro anos perceberam claramente que a causa maior da rescisão unilateral por parte da Unimed teve como causa maior o comportamento do presidente tricolor.

Que a intromissão exacerbada de Celso Barros em algumas vezes tenha sido inoportuna é fato incontestável, mas mesmo assim os resultados alcançados com a parceria foram incomensuravelmente maiores do que os obtidos nas décadas anteriores.

Ouso mesmo a afirmar que sem ela talvez o clube ainda estivesse nadando desesperadamente em mares revoltos.    

Referindo-se à nova situação do clube, Peter declarou que o Fluminense terá dificuldades para garantir a manutenção da qualidade do elenco para 2015.

Enfatizou que o novo paradigma terá que passar forçosamente pelo aproveitamento da base e a busca por jogadores ainda não conhecidos para que o time mantenha sua competitividade.

E aí cometeu o primeiro equívoco em seu planejamento ao renovar com o treinador que na prática quase não deu oportunidades às revelações de Xerém, preferindo encastelar-se junto a um grupo de medalhões, muito dos quais recebiam vencimentos astronômicos em comparação ao pouco retorno que proporcionaram nesses últimos dois anos.

Felizmente, a maioria deles já não fará parte do novo elenco.

Tenho por hábito apoiar minhas opiniões em dados estatísticos e o quadro a seguir dá uma demonstração clara de não ser  Cristóvão o técnico talhado para firmar craques.




Sua análise cuidadosa mostra que apenas o zagueiro Marlon conseguiu sobressair-se ao aproveitar o vazio ocasionado pela contusão dos titulares.

Mesmo assim suas boas atuações iniciais não foram suficientes para garantir-lhe a titularidade, só alcançada na vigésima quarta rodada e após várias manifestações dos torcedores.

Os demais fizeram apenas figuração e até o Kenedy, que esteve em campo vinte vezes, não teve uma oportunidade sequer de jogar uma partida inteira, mesmo apresentando características de velocidade superiores a dos escalados constantemente.

O quadro a seguir mostra as participações de Sobis e Walter sempre preferidos e serve para comparar seus desempenhos com os atletas de maior custo/benefício para o clube.



Pode ser que a escolha de um profissional que cuidava das divisões de base para o cargo de diretor executivo de futebol fortaleça a ideia de melhor aproveitamento das jovens revelações.

Torço para que Fernando Simone convença o treinador dessa necessidade e não se comporte apenas como uma vestal bem remunerada, característica de seus antecessores.

Siemsen tem enfatizado que a diretoria irá se esforçar para manter a base do elenco.

Para isso deverá contar com a ajuda de Celso Barros que, apesar das falácias dos jornalistas da banda podre, garantiu que a Unimed honrará os contratos de direitos de imagem ainda em vigor, ou seja, Conca, Fred, Cícero, Jean, Wagner e Walter deverão continuar e juntos com Cavalieri e Gum, que podem renovar e mais os remanescentes e os jovens promissores  da base formarão um elenco  mais leve e de melhor qualidade que o de 2014.

Celso inclusive deixou claro que não houve rompimento entre Fluminense e Unimed, apenas o fim de um ciclo que ainda não está encerrado.

De qualquer modo, sinto-me constrangido em ter o responsável pela manutenção dos craques cobiçados por todos os demais coirmãos alijado totalmente das cores tricolores.

E é por isso que vai a sugestão para que o nosso presidente mantenha a menção à Unimed nas mangas das camisas, em vez de procurar parceiros menores para estampar suas marcas.

Tal atitude minimizaria até a oposição ferrenha dentro da antiga patrocinadora por adeptos rubro-negros inconformados com o apoio a seu eterno carrasco.

É uma ideia e gostaria que de algum modo Peter soubesse dela. Quem sabe dê certo!

E apesar de tudo,


DÁ-LHE FLUZÃO!



F  E  L  I  Z      N  A  T  A  L !

2 comentários:

Tricolor! disse...

Contraproposta válida essa de oferecer as mangas pra UNIMED. Acharia uma tentativa válida.

Só fico com a sensação de que eles querem mesmo é romper o vínculo de vez. Com o clube e com os atletas.

Ainda tou achando improvável esse papo do Celso Barros de manter os compromissos em vigor. Parece conversa pra boi dormir.

Então a UNIMED vai ficar pagando normalmente uma verdadeira fortuna mensal sem nenhum retorno? Se fosse pra de fato continuar com os pagamentos do Conca, Fred, Cícero etc eles proporiam manter o patrocínio master, revendo os valores. E o Flu iria aceitar.

Parece-me mais crível que eles forcem a negociação de todos.

O Flu tem um certo trunfo na manga (sem trocadilhos): em tese, se bater o pé e pagar a sua parte nos contratos a UNIMED teria que de fato se virar e honrar a parte a dela ou responder judicialmente.

Qualquer negociação depende da concordância do Flu. Essa é a pedra no sapato da UNIMED. Mas infelizmente acho que essa posição supostamente vantajosa não será suficiente para que os contratos se mantenham.

Helio R.L. disse...

Nesse ponto vc tem razão, a fraca diretoria do Flu talvez não seja capaz de entender o que será melhor para o clube.

Sua suposição é bem factível, apenas deixou de levar em consideração o fator mais importante: os salários absurdos que Fred, Conca, Jean, Cícero e Wagner recebem.

Certamente preferirão receber com atrasos do que baixar significativamente seus vencimentos.

Veja os exemplos de Sobis, Diguinho, Valencia e Carlinhos que pressionaram para renovar o quanto puderam.

Por isso, não creio que eles saiam.

Saudações Tricolores.