quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Planejamento para 2010. Urge tirar o atraso!


Confirmada a manutenção de Cuca à testa da Comissão Técnica e passada a euforia da brilhante reação tricolor, chega o momento de reflexão sobre o comportamento do Fluminense no ano de 2009.

Em que pese a brilhante reação que manteve o clube na elite do futebol brasileiro, os resultados alcançados foram muito abaixo do esperado, pois afinal de contas nenhum título foi conquistado. Na realidade, as campanhas no campeonato estadual, Copa do Brasil e Brasileirão foram muito ruins.

É certo que a recuperação mágica satisfez a todos os apreciadores do futebol bem jogado, tricolores ou não, mas convenhamos que a décima sexta colocação num campeonato repleto de times medíocres não é façanha digna do Fluminense.

Chegou a hora do planejamento que, se bem feito, terá tudo para transformar o Fluminense numa das grandes potências do futebol brasileiro em 2010.

Isso porque há muito o clube não termina o ano com uma base respeitável e com a maioria dos jogadores com contrato em vigor por tempo considerável. Não mais do que quatro ou cinco contratações deverão ser suficientes para fortalecer o plantel e capacitá-lo a disputar todas as competições do ano com chances de sucesso.

O elenco tricolor conta hoje com cerca de trinta e seis atletas e certamente necessitará de um enxugamento. Sem querer menosprezar a capacidade de ninguém, pois todos de um modo ou outro contribuíram nas diversas campanhas, a redução poderia começar com aqueles que terão seus contratos encerrados nesse mês e que no momento não ostentam a condição de titulares. Enquadram-se nessa situação: Edcarlos, Fabinho, Augusto e Radamés.

Entre os que ainda terão contratos com vigência até o final de 2010, poder-se-ia pensar em negociar rescisões, quer pelo fraco desempenho apresentado no decorrer do ano ou por contusões reincidentes. São os casos de: Wellington Monteiro, Carlos Eduardo, Luiz Alberto, Roni e Leandro Amaral.

O caso do Leandro Amaral é sui-generis. O atleta já chegou ao clube lesionado e em nenhum momento conseguiu recuperar-se. Chegou ao ponto de declarar que "não estava rendendo durante o campeonato estadual porque vinha jogando no sacrifício de comum acordo com o departamento médico" (sic). Declaração muito estranha que só serve para comprovar que voltava ao clube com uma séria lesão, que não conseguiu curar mesmo após o decurso de todo o ano.

Outras posições teriam que ser melhor avaliadas. Para o gol, por exemplo, notícias veiculadas na imprensa dão conta de que Fernando Henrique manifestara o desejo de sair por vislumbrar melhores condições de titularidade em outros clubes. Se o fato for real, Berna poderia ser mantido. Caso contrário, torna-se um sério candidato à rescisão, pois nas vezes em que foi guindado ao time principal não inspirou confiança suficiente, falhando seguidamente.

Para a lateral direita, a diretoria se movimenta para manter o Mariano e notícias dão conta do interesse pelo Ney, do Atlético Paranaense. Se ambas as contratações se concretizarem, creio que Ruy perde espaço e passa a ser um forte candidato à dispensa.

Para a zaga, Gum, Digão, Dalton e Cássio constituem um quarteto promissor, mesmo assim torna-se necessária a contratação de um zagueiro mais experiente, como o Rodolfo, por exemplo.

Para a lateral esquerda, existem negociações com o Julio Cesar, do Goiás. Se a contratação for concretizada, o empréstimo do João Paulo poderia ser aventado, como modo de propiciar mais tarimba a essa promissora cria da casa.

Fica ainda um abacaxi para a diretoria descascar: Paulo César. Contratado para jogar na lateral esquerda, esse bom lateral direito do passado não se apresentou bem nas poucas oportunidades que teve. A avaliação de contratá-lo para jogar na esquerda foi um equívoco. É verdade que quando tinha vinte e poucos anos conseguiu bons desempenhos jogando na esquerda, pois mesmo torto, com sua juventude e sua técnica conseguiu suplantar a dificuldade. Hoje, com mais de trinta, não seria justo esperar-se boas apresentações jogando na esquerda. Como lateral direito ou mesmo volante talvez ainda possa quebrar o galho. É sem dúvida um pepino para o Cuca decifrar.

Considerando-se como verdadeiras essas assertivas, o elenco tricolor para 2010 poderia em princípio ser o seguinte:
GOLEIROS: Rafael, Fernando Henrique ou Ricardo Berna, um da base e um experiente para compor o elenco. Magrão, do Náutico, por exemplo, é uma sugestão.
.
LATERAIS DIREITOS: Mariano e novo contratado
.
ZAGUEIROS: Gum, Digão, Dalton, Cássio e mais um experiente a ser contratado.
.
LATERAIS ESQUERDOS: Julio César ou outra contratação e Dieguinho.
.
VOLANTES: Diogo, Diguinho, Urrutia, Maurício, Marquinho e Raphael Augusto.
.
MEIAS: Fábio Neves, Tartá, Equi Gonzáles, Conca e mais um meia habilidoso a ser contratado visto que no momento o Conca, além de precisar de um apoio mais consistente, não tem substituto à altura.
.
ATACANTES: Fred, Kiesa, Adeilton, Alan e Maicon e mais um atacante.
Para o ataque torna-se imprescindível a contratação de um atacante de ponta por dois motivos básicos: a falta de um substituto à altura para o Fred, visto que sem ele o ataque não produz e a atuação perniciosa da Traffic, que aos poucos vai se apoderando das revelações de Xerém com a clara intenção de passá-las adiante na primeira oportunidade.
.
Nesse pormenor, seria um alívio para a torcida tricolor se o Fluminense conseguisse se livrar de vez dessa parceira madastra, antes que ela consiga dilapidar o patrimônio tricolor representado pelas jovens estrelas de sua base.
.
Caros amigos, são apenas sugestões de um tricolor acostumado às vitórias do passado e calejado com as idiotices constantes perpetradas contra o nosso Fluminense pelas últimas administrações.
.
Que Deus ilumine o Cuca e os membros da diretoria para que essa base maravilhosa receba o reforço necessário para fazer do clube em 2010 aquele Fluminense vencedor e não o que luta desesperadamente para fugir do rebaixamento.
.

E DÁ-LHE FLUZÃO! FUTURO CAMPEÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DA COPA DO BRASIL E DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2010!

14 comentários:

Anônimo disse...

Acho um erro colocar o Carlos Eduardo, de 20 anos de idade, na mesma barca de Fabinho e Luiz Alberto, ambos relapsos e em final de carreira. O melhor, na minha opinião, seria emprestá-lo para algum time de menor poder aquisitivo (América, por exemplo) para a disputa do Carioca.

O Paulo César poderia ser aproveitado na lateral direita, por exemplo. Seria um reserva de luxo (e sombra) pro Mariano. Já o João Paulo tem que ser emprestado, mesmo.

Não acho que precisamos contratar um atacante. Se assim fizermos, aí é que a Traffic não vai pensar duas vezes antes de negociar o Maicon ou o Alan. O Alan é um bom reserva pro Fred. Jogador ainda em formação, ele tem intimidade com a bola e amor pela camisa tricolor. O que ele precisa é de uma atenção, nos treinamentos, para firmar certos fundamentos.

Isso me leva ao Dieguinho. Esse é um que precisa ficar, mesmo com o Júlio Cesar chegando nas Laranjeiras. O garoto é uma promessa.

O Globo de hoje traz uma notícia acerca de contatos entre a diretoria do Fluminense e os jogadores Battaglia e Cáceres, ambos do Boca Juniors. A idéia, pelo visto, é dar experiência à eficiente porém jovem zaga. Talvez seja uma boa. Já o Battaglia viria para compor o meio de campo e servir de "sombra" para o Diguinho não esmorecer.

O problema é que só podemos ter três estrangeiros no time. Se os dois vierem, como já temos o inquestionável Conca, Urrutia e Equi González teriam de sair. Não me preocupo com o primeiro (esse Urrutia nunca me enganou), mas o segundo tem potencial para evoluir com o time... É um caso a ser pensado.

Abraço e saudações tricolores. Boas festas.

Anônimo disse...

Opa. Esqueci de dizer uma coisa: Magrão é dose pra mamute. O Luis Cetin (que estava cedido ao América) já voltou para compor o elenco. Prefiro ele.

Abraço

Anônimo disse...

Apenas uma correção: o Magrão a quem você se refere é o goleiro do Sport. O do Náutico é atacante (o mesmo Adriano Magrão que jogou no Fluminense).

Diego disse...

Bem legal o blog de vocês.

Sou assessor da adidas. Gostaria de saber qual o e-mail de contato deste blog para o envio de releases sobre lançamentos de produtos do Fluminense.

Aguardo resposta para o meu e-mail.

Obrigado.

Helio R.L. disse...

Caro Pedro,

Nossos pontos de vista coincidem em muitos itens. Minha sugestão de elenco também mantém Dieguinho e sugere o aproveitamento do Paulo Cesar como lateral direito ou volante, mas nunca como lateral esquerdo.

Se Bataglia vier será ótimo e certamente será titular, porque sob minha ótica o Diguinho seria reserva. Um jogador que não consegue acertar um passe sequer não pode ser titular de time que quer ser campeão.

Quanto a Cáceres, discordo frontalmente de sua contratação. Já esteve no Atlético Mineiro e não jogou nada. Nas partidas que vi do Boca também não vi nada demais. Sinceramente é mais um zagueiro do nível do Luiz Alberto. apenas com mais vontade.

Sua sugestão de emprestar o Carlos Eduardo será difícil de ser concretizada. Ele está no Flu por empréstimo, que por sinal termina no final do mes. Não vejo muito sentido em renovar o empréstimo, que não será de graça, para reemprestá-lo a outro clube. Se renovar será para ficar.

Um atacante de nível desafogaria o Fred,além de melhorar o time em suas ausências. Alan e Maicon são ótimas promessas, mas o fato é que sem o Fred o ataque não funciona. Veja bem, sem o Fred o Flu só ganhou um jogo, o Sport no Maracanã.

Quando às possíveis vendas de Maicon, Alan e também Digão e Dalton, infelizmente é questão de tempo, pois os imbecis de nossos dirigentes cederam parte de seus direitos a preço de banana. Não divulgaram os percentuais, a mídia cretina fala em 50%, o que seria um absurdo. Aliás, cá entre nós, custo a crer que todos da diretoria sejam incompetentes. Acho que estão de mutreta mesmo. O boicote ao Tartá, que se negou a assinar com a Traffic, é coisa de irritar.

Para encerrar, vi vários jogos do Urrutia, não só os dois contra o Flu, mas também contra vários adversários. Se ele recuperar a forma física, não tenho dúvidas que será titular absoluto da posição de segundo volante porque sabe passar e chutar muito, mas muito melhor do que Diguinho e Diogo.

Mas o bom do diálogo é isso, cada um expondo suas opiniões livremente com o objetivo único de ajudar o Fluminense. Tomara que o Cuca escolha certo, porque aí não vai ter pra ninguém.

Saudações Tricolores.

Helio R.L. disse...

Prezado Diego,

O e-mail do blog para contatos é blogdotricolor@gmail.com

Saudações Tricolores

PS. Não consegui acessar o seu e-mail

Tricolor! disse...

O que há de bom a ser exaltado é que realmente já temos um time base.

Nos últimos anos, o que vimos foi praticamente um desmanche e integral reformulação de uma temporada para outra. E é óbvio que assim demora para pegar, quando pega. Nesse ano, o "desmanche e reformulação" aconteceu mais de uma vez, ainda por cima, na mesma temporada. Isso justifica o baixo desempenho em 2009.

Vamos aguardar 2010. Essas contratações que se encaminham são suficiente pra um papel digno no carioca, mas pra levantar a Copa do Brasil / Brasileiro não sei não.

Profeta Tricolor! disse...

ERRATA: "são O suficiente"

Tricolor! disse...

Deu no globoesporte.com: "Agente de Edcarlos diz que renovação com o Flu está bem avançada"

Só pode ser antecipação da piada de 1° de abril, não é possível!!!

Helio R.L. disse...

É Tricolor,

Só pode ser piada mesmo, ou novamente alguém levando uma babinha.

O pior é que li em algum lugar que o Cuca estáquerendo contar com ele. Se for verdade, começou o planejamento do pior modo possível. Tomara que essa imbecilidade não vingue.

Outra coisa que está me enCUCAndo é o interesse no Ariel. O cara é raçudo e seria até um substituto para o Fred em seus impedimentos, mas o cara é estrangeiro e já temos três. Temo que o Cuca esteja pensando em descartar o Urrutia, o que seria mais uma mancada. Quem assistiu aos jogos da LDU pode constatar seus bons desarmes, passes e chutes e além de tudo o homem quer jogar no Fluminense.

Tomara que seja tudo plantação da média cretina, tremendo de medo do Fluzão 2010.

Saudações Tricolores

Leo Itacare disse...

Leo Itacaré!

Não se pode esperar menos que um time com muita vontade e coração para vestir a camisa do Flusão! Lembramos da Maquina Tricolor nessa reta final, atropelando os adversarios. Contratações pontuais(Maiconsuel(meia),Rodolfo(zag),julio cesrar(lat),Nei(lat), Marcelinho Paraiba(ata, mas ja estano SP) ou Coraçao Valente Washigton.
E uma barca repleta de vampiros que sugaram o sangue do clube e do torcedor durante o ano e tecnicamente fracos Luiz alberto(sem vontade e liberança, so sabe falar), ed carlos(fraco), fabinho(fraco), wellington Monteiro(morto), Paulo Cesar(velho para lateral e improvissado joga o Marquinhos que corre mais), rui(nao tem futebol pra vestir nossa camisa). Nada de elenco grande, o Fluminense provou que da pra repetir o time e que é bom, um grupo menor mas mais agregado!Gosto da presença do Branco, confio nele, no time que montou para libertadores contratou certo, viveu no mundo do futebol, experiencia internacional, seleçao o unico mal foi ter defendido o Flamenguinho. O Cuca sabe de bola de administrar e motivar pessoas, provou isso, parece ter aprendido com os erros do passado em outros clubes onde houve rachas nos elencos por ele comandado! Fez o que td torcedor queria, tirou o Luiz Alberto, Ed carlos, roni, liberou o Mariano, colocou o Dieguinho, deu moral a MAicon e Alan, e mandou o time jogar para o Fred!2010 sem os vampiros do Passado!Centro de treinamento pelo amor de Deus!Tricolor de Coração!

Unknown disse...

eu não acho eu tenho sertesa que o flusão hainda vai ser uma estoria no brasileirão

Marcio Cardoso disse...

Alô Hélio,
muito bom este papo sobre o elenco e as possibilidades e desafios para 2010 Agora, imagina se o Flu tivesse mantido a base de 2008 e mais o Fred? Perdemos todo mundo daquele time (só o Conca ficou)? Assim fica difícil. Mas esperanças que este time de guerreiros ainda va nos dar alegrias no ano que vem. Minha dica: manda ver na Copa do Brasil neste primeiro semestre.

Helio R.L. disse...

E aí Marcio?

A troca de opiniões está boa, deverá melhorar quando o elenco estiver fechado e pudermos falar da realidade para 2010.

Compartilho com a opinião da Yasmim e também acho que o Fluminense fará boa campanha em 2010. Esse elenco deve dar para ganhar o estadual e a Copa do Brasil que, a princípio só tem o Grêmio como adversário difícil, principalmente pela contratação do Leandro que o Flu deixou escapar outra vez.

Não vejo a hora de nos livrarmos das malas Fabinho, Luiz Alberto, Wellington Monteiro, Roni e a maior de todas: Leandro Amaral.

Ainda não engoli a dispensa do Urrutia. Acho que foi proposital por ser o Diguinho amiguinho do Cuca.

Abraços e saudações Tricolores.